designer gráfico

O que um designer gráfico faz?

De outdoors e etiquetas de produtos a laptops e smartphones, os gráficos estão por toda parte. As grandes e pequenas marcas usam designs impressos e digitais – como logotipos, sites ou anúncios – em um esforço para atrair a atenção do público e promover seu produto ou serviço.

E não importa o que eles estejam vendendo, por trás da campanha visual de cada marca há um designer gráfico.

designer gráfico

Mas o que os designers gráficos fazem exatamente? 

Simplificando, eles criam conceitos visuais, física ou digitalmente, para comunicar ideias que inspiram, informam e cativam os consumidores.

Embora todos os designers gráficos tenham algumas coisas em comum, suas funções, ambiente de trabalho e habilidades podem variar bastante. Mas, para lhe dar uma melhor compreensão, vamos analisar mais de perto o que eles fazem e como o fazem.

DICA: Faça sua graduação em Design com 30% de desconto na Estácio: https://matriculas.estacio.br.

O que é design gráfico, afinal?

Envolvendo aspectos de marketing, arte, tecnologia e atendimento ao cliente, o design gráfico pode parecer um conceito complicado. Para simplificar sua função, pense em designers gráficos como contadores de histórias visuais.

O trabalho de um bom designer é contar visualmente uma história de uma maneira que apoie a mensagem da marca e crie emoção.

O objetivo final de um designer gráfico é combinar forma e função. Como em qualquer bom design, você deseja atingir seu objetivo prático da maneira mais agradável e impactante visualmente. Onde músicos usam música, poetas usam palavras e dançarinos usam seus movimentos para comunicar sentimentos, designers usam suas imagens.

designer gráfico

No final do dia, o objetivo de um designer deve ser o de satisfazer o desejo de seu cliente de comunicar uma ideia de maneira artística. De forma que a mensagem fique clara e ao agradável aos olhos do cliente e do seu público, principalmente.

Quais habilidades os designers gráficos precisam?

Como seus trabalhos consistem em vários aspectos únicos, os designers gráficos devem possuir uma mistura única de habilidades artísticas e técnicas.

Confira algumas das principais habilidades necessárias para ser um designer gráfico.

Principais habilidades técnicas  

Principais habilidades comportamentais

  • Criatividade
  • Comunicação
  • Atenção aos detalhes
  • Colaboração
  • Orientado por prazo

A intuição também é importante no trabalho, sendo uma das habilidades mais importantes que um designer gráfico pode ter é a capacidade intuitiva de traduzir uma ideia verbal em uma poderosa apresentação visual.

Ter uma visão avançada sobre a necessidade do cliente, auxilia na ampliação do repertório visual, ao invés de ficar preso a um estilo centralizado.

Embora as habilidades de arte e design sejam cruciais, levar uma mensagem do conceito básico à apresentação visual final também requer comunicação e eficiência. Em um nível diário prático, você deve se conectar com os clientes, entender suas necessidades e trabalhar da maneira mais eficiente possível para atender a essas necessidades.

Quais são as funções de designer gráfico?

As tarefas diárias de um designer gráfico podem variar dependendo de onde eles trabalham e em que se especializam. Mas, como regra geral, os designers trabalham com clientes ou diretores de arte para determinar o escopo de um projeto, conceituar um design, criar elementos visuais para apoiar uma marca e edite seus conceitos até que todas as partes estejam satisfeitas.

O trabalho consiste em se reunir com clientes, discutir e planejar projetos com a equipe, escopo de documentos, elaboração de ideias, composição de wireframes, criação de projetos, testes e aprimoramento de sites.

Onde os designers gráficos trabalham?

Existem três configurações principais nas quais a maioria dos designers gráficos se encontra trabalhando:

  • internamente,
  • agência ou
  • freelancer

Um designer interno é empregado por uma empresa para produzir materiais criativos especificamente para eles. Já o designer de uma agência trabalhar por projeto para uma empresa que fornece serviços criativos para uma variedade de clientes. E o designer freelancer é autônomo e gerencia sua própria carga de trabalho e clientela.

Cada ambiente de trabalho tem suas próprias vantagens e desvantagens, e há certas qualidades e características ideais em cada ambiente. É importante que os designers gráficos pese suas opções e decidam qual situação de emprego atende melhor às suas necessidades.

Os trabalhos de agência e internos podem ser um pouco mais tradicionais, mas oferecem a estabilidade e a previsibilidade que alguns designers desejam. Ambos os ambientes provavelmente envolve mais colaboração, pois costumam fazer parte de um grupo supervisionado por um diretor de arte ou gerente de contas que serve como ligação entre o proprietário do projeto e a equipe de design.

Os designers gráficos da agência podem se envolver em diferentes estilos e tipos de projetos criativos. Eles tendem a se especializar em um nicho de design específico, como design de logotipo, ilustração digital ou design de experiência do usuário.

Os designers internos concentram toda a sua energia na promoção de uma marca e trabalham dentro dos padrões criativos existentes. Esses designers geralmente possuem um amplo conjunto de habilidades, com a capacidade de executar uma variedade de trabalhos para a empresa.

Published by